Normais Climatológicas do Brasil

NORMAIS CLIMATOLÓGICAS DO BRASIL

Selecione o PERÍODO: 1961-1990 ou 1981-2010

Selecione o Período:

Periodo: 

Mapas: 

Material para Download

Planilhas: 

Textos: 

Normal Climatológica do Brasil 1981-2010

Normal Climatológica do Brasil 1961-1990



A Organização Meteorológica Mundial (OMM) define Normais como “valores médios calculados para um período relativamente longo e uniforme, compreendendo no mínimo três décadas consecutivas” e padrões climatológicos normais como “médias de dados climatológicos calculadas para períodos consecutivos de 30 anos. No caso de estações para as quais a mais recente Normal Climatológica não esteja disponível, seja porque a estação não esteve em operação durante o período de 30 anos ou por outra razão qualquer, Normais Provisórias podem ser calculadas. Normais Provisórias são médias de curto período, baseadas em observações que se estendam sobre um período mínimo de 10 anos.

As informações aqui apresentadas são resultado de um projeto concluído no final de 2009, que reviu e ampliou significativamente as Normais Climatológicas 1961-1990 computadas pelo INMET em 1992. Abrange 414 estações meteorológicas de superfície do INMET em operação durante anos do período entre 01/01/1961 a 31/12/1990, e cobre um conjunto de 26 parâmetros meteorológicos. Estas informações foram consolidadas em uma publicação de novembro de 2009, em forma de atlas, com versões em papel e CD.

Na caixa MAPAS o usuário pode selecionar o parâmetro de interesse, para a exibição de mapas mensais e anual (a menos do caso de parâmetros decendiais, para o qual o mapa anual não é definido) confeccionados utilizando-se a técnica de análise Objetiva de Cressman e o aplicativo Grid Analysis and Display System (GrADS). Na caixa PLANILHAS são disponibilizadas para “download” tabelas, em formato Excel, contendo os valores das normais climatológicas obtidos para os parâmetros analisados. Na caixa TEXTOS EXPLICATIVOS, o usuário encontrará cópia das seções Prefácio, Apresentação e Metodologia, da publicação. Correções realizadas após a data da publicação são destacadas nas tabelas em azul e itálico. Novas versões dos mapas originais são indicadas pela data de atualização.

Normal Climatológica do Brasil 1981-2010



A Organização Meteorológica Mundial (OMM) define Normais como “valores médios calculados para um período relativamente longo e uniforme, no mínimo três décadas consecutivas” e padrões climatológicos normais como “médias de dados climatológicos calculadas para períodos consecutivos de 30 anos. No caso de estações para as quais a mais recente Normal Climatológica não esteja disponível, seja porque a estação não esteve em operação durante o período de 30 anos ou por outra razão qualquer, Normais Provisórias podem ser calculadas. Normais Provisórias são médias de curto período, baseadas em observações que se estendam sobre um período mínimo de 10 anos.

As informações aqui apresentadas são resultado de um projeto concluído em março de 2018, que tem como objetivo analisar e registrar as alterações do clima durante os dois decêndios subsequentes à edição anterior, as Normais Climatológicas do Brasil 1961-1990 divulgado pelo INMET em 2009, abrangendo cerca de 440 estações meteorológicas de superfície do INMET em operação, durante anos do período entre 01/01/1981 a 31/12/2010. A Normal Climatológica do Brasil 1981-2010 atualizou o conjunto de 26 parâmetros meteorológicos computadas na versão 1961-1990 e adicionou mais 14 parâmetros, no total de 40 variáveis meteorológicas, uma vez que a nova publicação visa proporcionar orientação, informação e assistência a comunidade da ciência do clima, ao agronegócio, as instituições públicas e privadas nacionais e internacionais.

Na caixa MAPAS o usuário pode selecionar o parâmetro de interesse, para a exibição de mapas mensais e anual (a menos do caso de parâmetros decendiais, para o qual o mapa anual não é definido) confeccionados utilizando-se do software Visual Weather. Na caixa PLANILHAS são disponibilizadas para “download” tabelas, em formato Excel, contendo os valores das normais climatológicas obtidos para os parâmetros analisados. Na caixa TEXTOS EXPLICATIVOS, o usuário encontrará cópia das seções Prefácio e Apresentação da publicação.

Correções realizadas após a data da publicação são destacadas nas tabelas em azul e itálico. Novas versões dos mapas originais são indicadas pela data de atualização.