O prognóstico climático sazonal de precipitação é usualmente expresso pelas probabilidades de que a chuva acumulada dos próximos três meses, em uma determinada região, se situe "abaixo da faixa normal", "na faixa normal", ou "acima da faixa normal".

Aqui, entende-se por faixa normal o tercil médio da distribuição climatológica da chuva acumulada no trimestre em foco, em uma dada localidade. Definida a localidade de interesse, para que se possa expressar a informação do prognóstico em termos físicos (mm de chuva), é necessário que se conheçam os valores do limite inferior e do limite superior da faixa normal (percentis 33 e 67) para o trimestre em questão.

Este aplicativo oferece essas informações para 706 estações meteorológicas do INMET, sendo 290 estações convencionais (balões azuis) e 416 estações automáticas (balões vermelhos), bem como mais 696 pontos de grade (balões verdes), que correspondem às estações virtuais do Sistema Sisdagro. Estas estações virtuais são identificadas por códigos do tipo “W52S23” (no exemplo, W52 indica 52 graus de Longitude Oeste e S23 indica 23 graus de Latitude Sul).

O período de referência para a climatologia é de 1981-2010, e as séries históricas foram reconstituídas por procedimentos de interpolação. (mais informações)

Para pesquisar uma cidade, clique na lupa que se encontra no lado esquerdo superior do mapa.

Estação

Código

Instituição

Longitude

Latitude

Automáticas

Convencionais

Virtuais

Climatologia da Faixa Normal (Tercil Médio)
- Referência para o Prognóstico Climático -

Precipitação Acumulada no Período (mm)*

TRIMESTRE JAN
FEV
MAR
FEV
MAR
ABR
MAR
ABR
MAI
ABR
MAI
JUN
MAI
JUN
JUL
JUN
JUL
AGO
JUL
AGO
SET
AGO
SET
OUT
SET
OUT
NOV
OUT
NOV
DEZ
NOV
DEZ
JAN
DEZ
JAN
FEV
Limite Superior
da Faixa
Normal

Média

Limite Inferior
da Faixa
Normal