BDMEP - Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa

Seja Bem-vindo!

O BDMEP é um banco de dados para apoiar as atividades de ensino e pesquisa e outras aplicações em meteorologia, hidrologia, recursos hídricos, saúde pública, meio ambiente, etc.

Conteúdo do BDMEP

O Banco abriga dados meteorológicos diários em forma digital, referentes a séries históricas da rede de estação do INMET (291 estações meteorológicas convencionais) num total de cerca de 3 milhões de informações, referentes às medições diárias, de acordo com as normas técnicas internacionais da Organização Meteorológica Mundial.

No BDMEP estão acessíveis os dados diários a partir de 1961 das estações para as quais se disponha, em forma digital, de pelo menos 80% dos dados que foram registrados naquele período. Os dados históricos referentes a períodos anteriores a 1961 ainda não estão em forma digital e, portanto, estão indisponíveis no BDMEP.

As variáveis atmosféricas disponibilizadas para consultas no BDMEP são: precipitação ocorrida nas últimas 24 horas; temperatura do bulbo seco; temperatura do bulbo úmido; temperatura máxima; temperatura mínima; umidade relativa do ar; pressão atmosférica ao nível da estação; insolação; direção e velocidade do vento.

(Note: os dados em tempo real das estações convencionais e automáticas já estão disponíveis no sítio do INMET: http://www.inmet.gov.br).

Acesso ao BDMEP

Para acesso ao BDMEP, clique no botão abaixo ACESSAR O BDMEP caso ja tenha seu cadastro, ou clique em NOVO CADASTRO para se cadastrar.