Notícias

NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

::  Inmet celebra Dia Meteorológico Mundial 2017

17/03/2017 - Celebração

"Entendendo as nuvens"

Em celebração ao Dia Meteorológico Mundial, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) promove a apresentação do seminário “Entendendo as Nuvens”, tema deste ano. O evento será realizado dia 23 de março (quinta-feira, de 9h30 às 12h), no Auditório Adalberto Serra, localizado na sede do Instituto, em Brasília.

Em mensagem oficial, o Secretário Geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Petteri Taalas, ao abordar o tema “Entendendo as nuvens” destaca o seu papel nas previsões, avisos meteorológicos e suas incertezas no estudo da mudança climática. As nuvens requerem nossa maior atenção, pois exercem em escala mundial o deslocamento de água e define a distribuição mundial dos recursos hídricos. 

Por outro lado, o Dia Meteorológico Mundial de 2017 irá fornecer uma oportunidade para celebrar a beleza inerente e o apelo estético das nuvens, que têm inspirado poetas e artistas por todo o mundo e durante toda a história. Na ocasião será lançada a versão atualizada do Atlas Internacional de Nuvens, que continuará a servir como documento de referência normalizado para os sistemas de observação operativos.

Atualizado pela última vez em 1987, o Atlas será publicado como produto digital de fácil consulta para meteorologistas profissionais, mas também será de grande interesse para entusiastas amadores, observadores de nuvens e o público em geral.

O significado da data – O Dia Meteorológico Mundial comemora, desde 1961, a entrada em vigor da convenção que instituiu a OMM (23 de março de 1950), sucessora da Organização Meteorológica Internacional, criada em 1873. A cada ano, as celebrações da data concentram-se em um tema da atualidade definido pelo Conselho Executivo da OMM.

Durante a celebração serão lançados os aplicativos Sisdagro e Agro+Clima.

SISDAGRO PRODUTOR:
O Sistema de Suporte e Apoio ao Produtor e na Produção Agrícola, tem como objetivo apoiar usuários do setor agrícola em suas decisões de planejamento e manejo agropecuário. O Sisdagro oferece aos usuários ferramentas para o monitoramento climático das condições locais vigentes até a data da consulta ao sistema e das condições previstas para os próximos sete dias. Estas ferramentas fazem uso, em geral, de informações meteorológicas registradas pela rede de estações do Inmet em todo o Brasil, bem como, de dados obtidos por modelos de previsão numérica do tempo, referentes às variáveis: temperatura, precipitação, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento e radiação solar.

AGRO+CLIMA:
Seu desenvolvimento encontra-se na primeira fase. É um sistema operativo de suporte ao produtor, agricultor e qualquer cidadão, de fácil acesso, prático, necessário e de fácil entendimento para a área agropecuária e qualquer grupo da sociedade, bem como da defesa civil. Inicialmente oferece a previsão de tempo: quantidade de chuva, temperaturas máxima e mínima e umidade do ar para qualquer localidade do País. Para acessar basta digitar no nome da localidade.


Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social – Inmet
(61) 2102 4610 / 4612


PROGRAMAÇÃO

Inauguração do Centro Nacional de Dados Climáticos – Excelentíssimo Senhor Ministro Interino Eumar Roberto Novacki

Abertura
Dia Meteorológico Mundial
Excelentíssimo Senhor Ministro Interino - Eumar Roberto Novacki
Diretor do Instituto Nacional de Meteorologia – Francisco de Assis Diniz
Lançamento dos Aplicativos Agro+clima e SISDAGRO Produtor
    
Palestra “Variabilidade climática no Brasil: Passado, Presente e Futuro”.
Tercio Ambrizzi, Professor Titular do Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG/USP.




 

:: ESTIAGEM NAS CAPITAIS BRASILEIRAS

26/07/2017 - Seca nas Capitais

:: Impactos da Massa Polar

21/07/2017 - Frio Intenso

:: PROGNÓSTICO CLIMÁTICO DE INVERNO

20/06/2017 - Inverno 2017

BOLETINS INFORMATIVOS