Notícias

NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

::  DIA 23 DE MARÇO, MINISTRO DA AGRICULTURA INAUGURA CENTRO NACIONAL DE DADOS CLIMÁTICOS DO INMET

23/03/2017 - Inauguração

O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Roberto Novacki, vai inaugurar, em 23 de março, o Centro de Dados Climáticos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) instalado na sede do Instituto, em Brasília. O Centro de Dados Climáticos reúne todo acervo de dados meteorológicos do Inmet, desde a época do Império, em um prédio construído com a finalidade de armazenar, em forma ordenada e definitiva, documentos originais, de diversos formatos, que preservam a memória do clima do Brasil.

Além do compromisso de preservar o patrimônio-memória do clima do país, a Direção do Inmet decidiu recuperar e resgatar, também em formato digital, todos esses documentos que passarão a integrar o Sistema de Informações Meteorológicas (SIM) do Instituto. Esse sistema já alimenta o Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa com dados posteriores a 1961 de todas as estações convencionais do Inmet, disponíveis de forma aberta e gratuita para consulta de toda a sociedade.

As ações destinadas à recuperação e automação dos dados anteriores a 1961 podem ser resumidas em três fases, descritas a seguir:
2007 – Levantamento de todo o acervo existente no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para identificar tipos, quantidades e estado de conservação e armazenagem;
2011 – Centralização do acervo histórico, em caráter provisório, em dois galpões localizados na sede do Inmet, em Brasília, para ser submetido a rigoroso processo de tratamento e recuperação envolvendo: higienização, catalogação, classificação, digitalização (geração de imagens em meio magnético);
2013 – transcrição de dados de diversas bases de coleta de dados manuscritos, digitalizados na segunda fase, para inserção das informações no Banco de Dados Meteorológicos. Início da construção do prédio do Centro Nacional de Dados Climáticos.

Na terceira fase, definiu-se como premissa essencial a garantia de acurácia das informações geradas. Para isso, os dados tratados estão passando por rigoroso processo de validação, inédito no Brasil pela extensão histórica e complexidade das informações recuperadas. Como resultado, o Inmet terá em breve um centro de dados de qualidade, contendo os registros meteorológicos do Instituto, arquivados em forma digital.

Centro Nacional de Dados Climáticos – Campus INMET

 

:: Primeira onda de frio de 2017

26/04/2017 - Tempo

:: PROGNÓSTICO CLIMÁTICO DO OUTONO

24/03/2017 - Outono 2017

:: Inmet celebra Dia Meteorológico Mundial 2017

17/03/2017 - Celebração

BOLETINS INFORMATIVOS