Fechar [X]


Notícias

NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

::  Ocorrência de Tornados no Sul do País

20/11/2015 - Nota Técnica

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) confirma à ocorrência de tornados entre a tarde/noite do dia 19/11/2015 (quinta-feira) nos seguintes municípios: Marechal Cândido Rondon (PR), Monte Alegre (distrito de Chapecó-SC) e Treze Tílias (SC).

Tal conclusão foi obtida após a análise sinóticas das condições meteorológicas que atuavam na região durante o período citado.

Inicialmente, as imagens de satélite (canal vapor d’água realçada das 17:45 UTC - Figura 1a) evidenciavam núcleos distintos com forte atividade convectiva: o primeiro, com maior extensão, sobre o noroeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Cantarina; e o segundo, com menor extensão, sobre o oeste do Paraná. Três horas depois, (imagens das 20:45 UTC – Figura 1b), observou-se a intensificação e deslocamento de ambos os núcleos. Às 23:15 UTC (Figura 1c) os núcleos se encontraram e formaram um único e muito intenso sistema convectivo.

A evolução das cartas sinóticas de superfície (12, 18 e 00 UTC – Figuras 2a, 2b e 2c) também mostra o deslocamento e intensificação de uma área de baixa pressão atmosféricas sobre a região. As estações meteorológicas automáticas de superfície da rede do INMET em Marechal Cândido Rondon (PR- Figura 3) e Joaçaba (SC- cerca de 50 km de Treze Tílias, Figura 4) registraram variações significativas das variáveis meteorológicas, tais como, mudanças bruscas de temperatura, pressão atmosférica, intensidade/velocidade e direção do vento. Na estação meteorológica de Chapecó (SC) não houve registros significativos, porém em Xanxerê (Figura 5), aproximadamente 45 km de distância, os dados apontam para uma condição similar a observada em Marechal Cândido Rondon (PR) e Joaçaba (SC).

As análises e prognósticos do modelo numérico de previsão do tempo Cosmo (7km x 7km), indicavam vários padrões que apontam para uma condição meteorológica de elevada severidade, como, por exemplo: gradiente de temperatura e pressão atmosférica, cisalhamento do vento entre 700-925 hPa e vários índices de instabilidade termodinâmica. Tais condições subsidiaram, inclusive, que o INMET emitisse Aviso Meteorológico Especial para as áreas atingidas, cujo grau de severidade era de perigo (Figura 6).

As diversos notícias divulgadas pela mídia em geral (fotos, vídeos, relatos), mostram as consequências e danos dos intensos temporais que atingiram as áreas citas acima. De acordo com a escala Fujita, medida que classifica o fenômeno em seis categorias conforme seu poder destrutivo e a velocidade dos ventos, e conforme o vento máximo registrado nas estações do INMET (93,6 km/h em Marechal Cândico Rondon-PR), o tornado que atingiu o município pode encaixar-se na categoria F0 (velocidades inferiores a 117 km/h).


:: INMET COMPLETOU 109 ANOS

14/11/2018 - 109 anos do INMET

:: PROGNÓSTICO CLIMÁTICO DA PRIMAVERA

19/09/2018 - Primavera 2018

BOLETINS INFORMATIVOS