Fechar [X]


Notícias

NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

::  DIA METEOROLÓGICO MUNDIAL 2020

23/03/2020 - Dia Meteorológico

DIA METEOROLÓGICO MUNDIAL 2020
 
“Clima e Água” é o tema escolhido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), para a Celebração do Dia Meteorológico Mundial 2020, comemorado em 23 de março de 2020. 
 
A celebração ao Dia Meteorológico Mundial tem como intuito aumentar a consciência da importância da meteorologia e hidrologia para o equilíbrio ambiental e todas as atividades do homem no planeta, e para a continuidade da vida como é conhecido até agora.
 
O Dia Meteorológico Mundial é comemorado, desde 1961, a entrada em vigor da convenção que instituiu a Organização Meteorológica Mundial - OMM (23 de março de 1950), sucessora da Organização Meteorológica Internacional, criada em 1873. A cada ano, as celebrações da data concentram-se em um tema da atualidade definido pelo Conselho Executivo da OMM, cujo objetivo é garantir o bem-estar, a proteção e a segurança de toda a humanidade.
 
Segue abaixo Mensagem por Ocasião do Dia Meteorológico Mundial, do Secretário Geral da Organização Meteorológica Mundial – OMM: Petteri Taalas.
 
MENSAGEM POR OCASIÃO
 
DO DIA METEOROLÓGICO MUNDIAL DE 2020
 
“Água doce é indispensável para a vida. Em média, um ser humano não pode viver mais de três dias sem ela. A água é essencial para a produção de alimentos e quase todos os nossos bens e serviços, sem esquecer sua importância para o meio ambiente. 
 
O estresse hídrico, inundações e secas, bem como a falta de acesso a fontes de água potável, colocam cada vez mais desafios que o mundo deve enfrentar. Melhorar as previsões, monitorar e gerenciar o abastecimento de água é uma questão premente e é imprescindível abordar os problemas envolvidos em excesso, escassez ou poluição excessiva da água. 
 
Assim, o tema do Dia Meteorológico Mundial e do Dia Mundial da Água 2020 é o mesmo: Clima e Água. 
 
Este ano, queremos nos concentrar em uma gestão mais coordenada e sustentável do clima e da água, porque ambos os elementos estão intimamente ligados. Ambos constituem a essência dos objetivos globais em termos de desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e redução de riscos de desastres. 
 
Em estreita colaboração com a ONU-Água e outros parceiros importantes das Nações Unidas, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) trabalhará para promover o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, com foco em água potável e saneamento, e agilizar sua conquista. 
 
A água é um dos bens mais preciosos do século XXI. Os Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais desempenharão um papel fundamental nas medidas tomadas para "contar cada gota, porque cada gota conta".
 
 
PETTERI TAALAS 
SECRETÁRIO GERAL
ORGANIZAÇÃO METEOROLÓGICA MUNDIAL