Fechar [X]


Notícias

NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

::  SÃO PAULO CAPITAL TEVE QUEDA DE 13°C EM 24 HORAS E TARDE ESCURECEU COMO NOITE

21/08/2019 - Tarde escura SP

SÃO PAULO CAPITAL TEVE QUEDA DE 13°C EM 24 HORAS E TARDE ESCURECEU COMO NOITE


Conforme as medições do INMET, na zona norte da capital paulista, na tarde do domingo (18/08/2019) a temperatura às 15h era de 28,4°C, enquanto que no mesmo horário do dia seguinte, segunda-feira (19/08), foi verificado 15,3°C, um declínio de 13°C de temperatura. Dados semelhantes foram observados na estação do Inmet/Sesc-Interlagos na zona sul da cidade, domingo à tarde, entre às 14h e 15h, uma máxima de 29,3°C e na segunda-feira de 14,4°C, uma diferença de temperatura de quase 15°C.

Este contraste térmico de um dia para outro deveu-se principalmente à chegada de uma frente fria, a qual promoveu a incursão de ar frio úmido marítimo em baixos níveis, que deixou o dia encoberto e com garoa já no começo da segunda-feira. A passagem de uma perturbação dos ventos em níveis médios e altos da atmosfera (cavado) ajudou a intensificar a instabilidade no período da tarde sobre a capital paulista.

Na capital o momento de maior escuridão do céu foi a partir das 15h local, com formação de nuvens nimbostratus evoluindo mais tarde em cumulonimbos. Porém, antes da formação destas nuvens de chuva, foram observadas condições diferentes das características da atmosfera, como uma claridade alaranjada, que já havia sido observada mais cedo, pela manhã, em cidades do interior paulista como Bauru, Botucatu, Presidente Prudente e Ribeirão Preto.


Acesse a Nota Técnica Meteorológica completa em:

http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=home/page&page=notas_tecnicas