Fechar [X]


Notícias

NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

::  FRIO INTENSO EM GRANDE PARTE DO BRASIL

09/07/2019 - Frio intenso

FRIO INTENSO EM GRANDE PARTE DO BRASIL

Conforme previsto pelo INMET, o final de semana foi gelado em grande parte do Brasil. Houve registro de queda de neve na sexta-feira (dia 05/07) e na madrugada de sábado (dia 06/07) nas serras Gaúcha e Catarinense, além do município de Pelotas, no sudeste do Rio Grande do Sul.

Sete estados registraram temperaturas negativas: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com isso, ocorreram geadas generalizadas especialmente nos estados da região sul, Mato Grosso do Sul e áreas serranas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A Figura 1 mostra o registro de geada em Curitiba (PR) na manhã de domingo, dia 07 de julho.
 

Figura 1: Geada no Parque Barigui, Curitiba (PR). Fonte: Lud Rogério de Araújo Neto/Você na RPC/Portal G1.
 

As menores temperaturas registradas foram de -8,1°C em Itatiaia (RJ) na manhã de segunda-feira, dia 08 (ressalta-se que essa estação meteorológica localiza-se a 2450 metros de altitude) e -7,1°C em General Carneiro (PR) na manhã de domingo, dia 07 de julho. Os menores valores registrados de temperatura entre os dias 05 e 08 de julho são apresentados na Tabela 1. Em São Joaquim (SC) a temperatura mínima no domingo (07/07) de -5,8°C é a menor registrada desde a abertura da estação meteorológica em 12/04/2008 e iguala o valor de 24/07/2009.

Parte da região norte do Brasil também foi atingida pela intensa massa ar frio causando o fenômeno denominado friagem. Em Rio Branco (AC) a temperatura mínima caiu 8,4°C entre sexta-feira e sábado, conforme apresentado na Tabela 2.

Acompanhe as previsões diárias detalhadas e os avisos meteorológicos especiais no site do INMET: www.inmet.gov.br