Fechar [X]


Notícias

NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

::  METEOROLOGISTAS DO INMET PARTICIPAM DA REUNIÃO NACIONAL DO PLANO ABC

12/06/2019 - Reunião Anual

METEOROLOGISTAS DO INMET PARTICIPAM DA REUNIÃO NACIONAL DO PLANO ABC

As meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) Danielle Barros Ferreira e Marcia dos Santos Seabra representaram o diretor do INMET, Carlos Edison Carvalho Gomes, na abertura da Reunião Nacional do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o objetivo de revisar diretrizes e debater as prioridades para a próxima fase. A reunião ocorreu no dia 11 de junho de 2019.

Na ocasião, a Meteorologista Marcia dos Santos Seabra fez uma apresentação sobre as atividades operacionais do INMET e seu papel na agricultura. A apresentação também abordou dados meteorológicos históricos e suas variabilidades ao longo dos anos.

O Plano ABC foi criado em 2010 como uma iniciativa setorial de mitigação e adaptação às mudanças climáticas para consolidação de uma economia de baixa emissão de carbono na agricultura. Além disso estão previstas diversas ações como capacitação de técnicos e produtores, transferência de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, regularização fundiária e ambiental e linhas de crédito para fomento à produção sustentável.

“Estamos terminando uma fase e precisamos apresentar um relatório dos avanços e o quanto a agropecuária está contribuindo com essa missão. Vamos avaliar os principais resultados e os desafios que existem pela frente, além de fazer o planejamento para a próxima fase”, explicou Elvison Nunes, coordenador-geral de Mudanças Climáticas do Mapa.

Participaram da reunião representantes dos 27 Grupos Gestores Estaduais do Plano ABC que visa um nivelamento e discussões sobre o andamento do Plano em cada estado.