Fechar [X]


Notícias

NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

::  CERIMÔNIA DE POSSE DO NOVO DIRETOR DO INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA

17/05/2019 - Novo Diretor INMET

CERIMÔNIA DE POSSE DO NOVO DIRETOR DO INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA

 


Em 16 de maio de 2019, foi realizada a cerimônia de posse do novo diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Carlos Edison Carvalho Gomes. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nº 1.585, de 23 de abril de 2019. A solenidade ocorreu no Auditório Adalberto Serra, Campus do INMET, em Brasília.

Em seu discurso, Carlos Gomes ressaltou a importância do INMET e disse que a integração será um fator determinante em sua atuação. “Na meteorologia se trabalha com parceiros e nós procuraremos trabalhar em parceria com todos os atores da área de meteorologia. Iremos também incrementar um desenvolvimento maior do que já vem acontecendo aqui no Instituto, além de integrar nossas estações, pois quanto maior for a integração, melhor será o resultado do nosso trabalho”, disse o novo diretor.

Segundo Carlos Gomes, o objetivo é oferecer um produto melhor para o usuário. “Nós temos o zoneamento agrícola, a parte de seguro e financiamento e nós podemos apoiar tudo isso, basta que trabalhemos de forma integrada.  Iremos procurar atingir os nossos usuários, o pessoal da agroindústria, do agronegócio e os agricultores com informações adequadas e oportunas às suas atividades”.

O secretário de Política Agrícola do Mapa, Eduardo Sampaio Marques, ressaltou a importância da informação meteorológica para a agricultura.  “O Garantia-safra, o Proagro, Proagro Mais e o Seguro Rural, tudo depende fortemente da informação meteorológica, depende também que tenhamos essa rede funcionando e, inclusive, de ampliarmos nossa rede para melhorar os nossos programas. Espero que haja avanços nos trabalhos do INMET.  Conte comigo para buscar recursos novos e nossa expectativa é de que o órgão se torne grande coordenador nos serviços agrometeorológicos”, disse o secretário.

O Tenente-Brigadeiro do Ar, Jeferson Domingues, diretor geral do DECEA, afirmou que as informações meteorológicas são de extrema importância para a prevenção da sociedade, principalmente em virtude dos eventos severos que tem ocorrido no nosso país. “O Carlos tem uma bagagem muito significativa na aviação e antecipamos a ele que consiga reunir a quantidade de informações meteorológicas que temos no país, para que cada vez mais o Brasil seja inserido neste contexto de qualidade e eficiência no âmbito da meteorologia”.

O diretor do Departamento de Cadeias Produtivas da (SDI), Orlando Melo, ressaltou que toda bagagem de experiência trazida pelo novo diretor será muito importante para o sucesso do Instituto. “Queremos contar com o apoio do INMET na informação dos dados meteorológicos para termos a previsibilidade do clima e do tempo para atender melhor a agricultura. Só assim teremos grande produtividade com segurança. Precisamos aproveitar todas as informações da Rede de Estações Meteorológicas”, disse Orlando.

José Mauro de Rezende, diretor substituto e coordenador geral de Sistemas de Comunicação e Informação do INMET agradeceu a presença de todos e disse que é um momento de renovação e de revigorar os trabalhos que virão. Afirmou que é uma imensa alegria trabalhar com o apoio de todas as instituições. “O Carlos é um amigo de longa data e espero que sigamos trabalhando juntos em prol da meteorologia”.


Na ocasião, o diretor do INMET, Carlos Edison Carvalho Gomes, recebeu uma placa de homenagem do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), pelos serviços prestados ao Órgão. Além disso, assinou o termo de posse e recebeu o PIN que representa a identificação funcional do INMET, das mãos do diretor substituto, José Mauro de Rezende.

Na cerimônia estiveram presentes: o representante da ministra Tereza Cristina do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eduardo Sampaio Marques, secretário de Política Agrícola (SPA), o diretor do Departamento de Cadeias Produtivas da Secretária de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI), Orlando Melo de Castro, o Coronel Marcelo Zabotto Adrião subcomandante do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta I), o Tenente-Brigadeiro do Ar, Jeferson Domingues de Freitas, diretor geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Brigadeiro do Ar, Ary Rodrigues Bertolino, chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, entre outras instituições.