Fechar [X]


Notícias

NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

::  INMET CELEBRA O DIA METEOROLÓGICO MUNDIAL

28/11/2018 - Dia Meteorológico

DIA METEOROLÓGICO MUNDIAL FOI CELEBRADO COM O TEMA:
 “O Sol, a Terra e o Tempo”

 

O Dia Meteorológico Mundial, foi celebrado na sede do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) com uma palestra sobre o tema Variabilidade Climática: O Sol, a Terra e o Tempo, proferida pelo Pesquisador e Climatologista aposentado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Luiz Carlos Baldicero Molion, no Auditório Adalberto Serra, dia 25 de março. O evento foi aberto com um breve vídeo, com a mensagem do secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, produzido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Participaram do evento: o Diretor do INMET, Francisco de Assis Diniz; o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sebastião Barbosa; o secretário de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eduardo Sampaio Marques, representando a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina; o Superintendente Adjunto de Gestão da Rede Hidrometeorológica da Agência Nacional de Águas (ANA), Eurides de Oliveira; o chefe da Divisão de Operações do CINDACTA, Tenente Coronel Aviador Anderson Jean Oliveira Silva;  o Capitão de Mar e Guerra Francisco André Conde, representando o Contra-Almirante Sérgio Gago Guida, secretário da Secretária da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm); e o secretário adjunto de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI) do Ministério da Agricultura, Pedro Alves Correa Neto. 

O Diretor, Francisco de Assis Diniz, discorreu sobre a importância e o significado de celebrar a data e fez menção ao tema deste ano “O tempo está sempre relacionado com o sol, ou seja, vida na Terra existe devido à energia solar, e sem essa energia não existiria água. O Sol, a Terra e o Tempo estão dentro de todas as atividades que o INMET executa diariamente”.

Molion apresentou as relações entre Sol e Terra, as variações de parâmetros orbitais e campos magnéticos, sistema solar, rotação da Terra, ciclos solares, os processos geofísicos do tempo e clima. Ele ressaltou a importância da comemoração: “Foi uma grande satisfação ter sido escolhido pelo Diretor para conduzir a palestra neste dia tão significante. Tive a oportunidade de trazer para as pessoas uma visão crítica com relação à influência do ser humano, que está sendo considerado o responsável pelo aumento das temperaturas”.  
 

:: NOTA METEOROLÓGICA SÃO PAULO/MATO GROSSO DO SUL

11/07/2019 - Frio em SP e MS

:: CHUVAS INTENSAS NO LESTE DE SERGIPE E ALAGOAS

11/07/2019 - Chuvas intensas

:: FRIO INTENSO EM GRANDE PARTE DO BRASIL

09/07/2019 - Frio intenso

BOLETINS INFORMATIVOS