Fechar [X]


Notícias

NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

::  INMET COMPLETOU 109 ANOS

14/11/2018 - 109 anos do INMET

INMET COMPLETOU 109 ANOS


Foi realizada nesta quarta-feira, 14 de novembro, a cerimônia comemorativa aos 109 anos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA), que tem como principal objetivo monitorar e gerar informações meteorológicas e climatológicas confiáveis ao setor agrícola, à mídia e à sociedade. A cerimônia ocorreu no Auditório Adalberto Serra, Campus do Inmet, em Brasília e contou com a participação de autoridades e representantes de várias instituições como o Ministério da Agricultura, Embrapa, Agência Nacional de Águas-ANA, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO, Marinha, Aeronáutica, dentre outras e servidores do órgão. 

Durante a cerimônia Francisco de Assis Diniz, diretor do Instituto, abordou assuntos sobre as funções e atividades prestadas pelo órgão; os avanços tecnológicos; a implantação das estações meteorológicas; a criação do Centro Nacional de Dados Climáticos; o uso do Modelo Cosmo gerado por supercomputadores; as parcerias com outras instituições e a importância dos serviços meteorológicos para a sociedade. 

O secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Odilson Ribeiro e Silva, na ocasião representando o Ministério, afirmou “o trabalho prestado pelo Inmet é fundamental para a agricultura brasileira e para os produtores, também para o país, pois tem proeminência no mercado internacional agrícola e em várias áreas. Desejo vida longa ao órgão e que haja o reconhecimento por parte da economia e da sociedade brasileira”.

Ao longo dos anos o Instituto elabora e divulga a nível nacional a previsão do tempo; promove a execução de estudos e levantamentos climatológicas aplicados ao setor agrícola; acompanha a evolução dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña; coordena, elabora e executa programas e projetos de pesquisas agrometeorológicas; e opera as redes de observações meteorológicas e a transmissão de dados, entre outras funções.

O Inmet foi criado pelo Decreto 7.672 do presidente Nilo Peçanha, em 18 de novembro de 1909, com o nome de Diretoria de Meteorologia e Astronomia, órgão do Observatório Nacional, vinculado ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Ao longo de sua trajetória, o Instituto passou por várias denominações até chegar a Instituto Nacional de Meteorologia (Lei 8.490, de 19 de novembro de 1992), onde tornou-se órgão da administração direta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Foto: Alain Barki/Inmet

:: PROGNÓSTICO CLIMÁTICO DA PRIMAVERA

19/09/2018 - Primavera 2018

:: INMET FAZ 109 ANOS

18/09/2018 - INMET 109 anos

BOLETINS INFORMATIVOS