Fechar [X]


Notícias

NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

::  INMET RECEBE CONFERÊNCIA DE DIVULGAÇÃO SOBRE O CIICLAA

09/08/2018 - CIICLAA

INMET RECEBE CONFERÊNCIA DE DIVULGAÇÃO SOBRE O CIICLAA

No dia 6 de agosto de 2018, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acolheu, em sua sede em Brasília, a conferência de apresentação do Centro Internacional de Investigação Climática e Aplicações (CIICLAA) para a CPLP (Centro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e África. O encontro contou com a participação dos meteorologistas do Instituto e representantes de outras entidades.

Nessa oportunidade foi apresentado o CIICLAA, que tem como objetivo fomentar a investigação aplicada nas áreas das Geociências Ambientais, nos países da CPLP e da África, em particular as que relacionam o clima/variabilidade/alterações climáticas e medidas de mitigação/adaptação com os recursos hídricos e marinhos, ambiente, transportes, indústria energia, agricultura e desastres naturais. Este processo será desenvolvido em articulação com os serviços dos Institutos públicos, Universidades, politécnicos, instituições de investigação e outras entidades públicas ou privadas que operam informações climáticas, numa ligação estreita entre produtores e utilizadores respeitando as competências próprias e missão dos seus membros.

O diretor do Inmet, Francisco de Assis Diniz, em seu discurso, enfatizou a importância de apoiar a CPLP por envolver as questões climáticas e eventos extremos de países da língua portuguesa, conduzir projetos ligados ao monitoramento climático e abranger estudos ambientais e de desastres naturais. “O apoio à CPLP trará melhorias ao trabalho integrado entre os países de língua portuguesa, principalmente aos países que requerem maior apoio na área tecnológica”, disse o diretor. Na sequência, também fizeram uso da palavra os demais membros da mesa, a saber: Professor Ricardo Tenório, da Universidade Federal de Alagoas e vice-presidente do CIICLAA; o Eng. José Moreno, Presidente do CIICLAA, de Cabo Verde por videoconferência, e a Sra. Alessandra Ambrósio, representando a Agência Brasileira de Cooperação – ABC.