Fechar [X]


Notícias

NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

::  DIRETOR DO INMET PARTICIPA DA CONFERÊNCIA TÉCNICA SOBRE FUTUROS DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM METEOROLOGIA AGRÍCOLA

19/04/2018 - Viagem Técnica

DIRETOR DO INMET PARTICIPA DA CONFERÊNCIA TÉCNICA SOBRE FUTUROS DESAFIOS

E OPORTUNIDADES EM METEOROLOGIA AGRÍCOLA  


Na qualidade de Representante Permanente do Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM), Francisco de Assis Diniz participou da Conferência Técnica sobre Futuros Desafios e Oportunidades em Meteorologia Agrícola (TECO) e da 17º Reunião da Comissão de Meteorologia Agrícola, ambas realizadas pela OMM, em Incheon, República da Coréia, de 16 a 20 de abril de 2018.

A Conferência tratou de pontos importantes sobre a meteorologia e clima para agricultura, como: o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, visando minimizar impactos na mudança climática, processos de irrigação com técnica eficaz ao manejo e uso do solo, maior integração da meteorologia com os agricultores e produtores rurais, uma agricultura eficaz no combate a emissão de CO2 etc.

O diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Francisco de Assis Diniz, apresentou o Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária (SISDAGRO), utilizado pelo instituto e vem sendo usado operacionalmente em tempo real, disponível na internet e para aparelhos celulares. Na ocasião, foi realizada uma visita na Embaixada do Brasil e na Administração de Meteorologia da Coreia (KMA), juntamente com Gutemberg Barone Nojosa, Adido Agrícola do MAPA em Seoul.

Durante a Conferência o delegado principal e chefe da equipe, Orivaldo Brunini, foi eleito como Vice-Presidente da Comissão de Meteorologia para Agricultura e como Presidente o Professor, Roger Christopher Stone (PhD), da Austrália. O professor Flavio Justino, foi eleito Chefe de um grupo de trabalho da referida Comissão.

Além da participação da equipe do Brasil: Orivaldo Brunini do Instituto Agronômico de Campinas (IAG) e o Professor Flávio Barbosa Justino da Universidade Federal de Viçosa (UF), estiveram presentes na Conferência o Secretário Geral da OMM, Petteri Taalas; o Chefe do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC), Hoesung Lee; o Presidente da Comissão de Meteorologia para Agricultura, Byong-Lyol Lee; o Diretor Administração de Meteorologia da Coreia (KMA), Jae Cheol Nam; e diretores dos Serviços Nacionais de Meteorologia de diversos países.