Fechar [X]


Notícias

NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

::  INMET CELEBRA O DIA METEOROLÓGICO MUNDIAL

23/03/2018 - Dia Meteorologico

INMET CELEBRA O DIA METEOROLÓGICO MUNDIAL COM TEMA:
“Prontos para o tempo, preparados para o clima”


O Dia Meteorológico Mundial, foi celebrado na sede do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em 23 de março.  Como parte da celebração foi lançado a publicação das “Normais Climatológicas do Brasil de 1981 - 2010”, que tem a finalidade de analisar e registrar as alterações do clima durante os dois decêndios subsequentes à edição anterior de 1961 a 1990.  O evento foi aberto pelo diretor, Francisco de Assis Diniz, que discorreu sobre o a importância de celebrar a data. Em seguida, foi projetado um breve vídeo, produzido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), com abertura do tema de 2018, o vídeo expôs a mensagem do secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, pelo Dia Meteorológico Mundial.


No primeiro momento, o diretor do instituto fez uma breve apresentação sobre as “Normais Climatológicas do Brasil de 1981 – 2010”, em que falou dos objetivos gerais: proporcionar orientação, informação e assistência à comunidade da ciência do clima, ao agronegócio, as instituições públicas e privadas nacionais e internacionais. Visando o fortalecimento do estudo e da pesquisa da variabilidade climática, bem como do Acordo de Paris que limita o aquecimento global até 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais.


Na ocasião, foi proferida palestra com o Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, Carlos Afonso Nobre, como tema Mudanças Climáticas, a Amazônia e Impactos no Brasil. A palestra expôs as tendências dos impactos humanos; variação do clima; urbanização; cuidados com a atmosfera e o efeito estufa.

Carlos Afonso Nobre ressaltou a importância da comemoração: “O tema foi muito importante porque mostrou claramente uma consciência de toda comunidade meteorológica internacional sobre as mudanças climáticas. Estamos passando por um ano em que as mudanças climáticas trouxeram muitas perturbações no dia a dia através do tempo, como: a seca no Nordeste”.