Fechar [X]


Notícias

NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

::  O aumento da concentração de gases de efeito estufa alcança um novo recorde

31/10/2017 - Concentração de CO2

O aumento da concentração de gases de efeito estufa alcança um novo recorde

30 de outubro de 2017 - Organização Mundial de Meteorologia (OMM)


 

A concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera aumentou em uma velocidade recorde em 2016, alcançando o nível mais alto em 800 mil anos, segundo o Boletim da OMM sobre os Gases de Efeito Estufa.

A concentração média mundial de CO2 passou das 400,00 partes por milhão (ppm) em 2015 para 403,3 ppm em 2016, como resultado das atividades humanas combinadas com um intenso episódio de El Niño. Atualmente, a concentração de CO2 representa os 145% dos níveis pré-industriais.

O rápido aumento dos níveis atmosféricos de CO2 e de outros gases de efeito estufa pode gerar mudanças sem precedentes nos sistemas climáticos, causando "sérios distúrbios ecológicos e econômicos".

Desde 1990, houve um aumento de 40% na forçante radiativa total - que tem um efeito de aquecimento no nosso clima - causado pelo conjunto de gases de efeito estufa de longa duração e de 2,5% de 2015 a 2016.

"Se não reduzirmos rapidamente as emissões de CO2 e de outros gases de efeito de estufa, enfrentaremos um aumento perigoso de temperatura no final deste século, muito acima do objetivo estabelecido no Acordo de Paris sobre mudanças climáticas", observou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas. "As gerações futuras herdarão um planeta que será extremamente inóspito em relação ao de hoje", acrescentou.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) publicará em 31 de outubro o Relatório sobre a disparidade nas emissões, que acompanha de perto os compromissos políticos assumidos pelos países para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e que analisa como essas políticas resultarão em uma redução das emissões até 2030, ao mesmo tempo que descrevem claramente a disparidade nas emissões e como eliminá-la.

Texto original disponível em: https://public.wmo.int/es/media/comunicados-de-prensa/el-aumento-de-la-concentraci%C3%B3n-de-gases-de-efecto-invernadero-alcanza-un

 

:: INMET completou 108 anos

20/11/2017 - Aniversário do INMET

:: PROGNÓSTICO CLIMÁTICO DE PRIMAVERA

22/09/2017 - Primavera 2017

BOLETINS INFORMATIVOS