Fechar [X]


Notícias

NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

::   AVISO VERMELHO DE BAIXA UMIDADE

30/08/2017 - Aviso baixa umidade

 AVISO VERMELHO DE BAIXA UMIDADE

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou ontem (29/08) e também está publicando hoje (30/08), um aviso vermelho de baixa umidade para o Distrito Federal, grande parte de Goiás, leste do Mato Grosso, sul e sudoeste de Tocantins, com base nos critérios da Defesa Civil.

Completando o centésimo dia sem ocorrência de chuva no Distrito Federal, a umidade do ar alcançou ontem à tarde (29/08), a marca de 09% na estação automática do INMET, em Ponte Alta no Gama e, hoje (30/08), a umidade do ar persiste em torno dos 10%.

No estado de Goiás a situação está ainda mais crítica, em Goiânia e Luziânia a umidade relativa do ar chegou a 08% por volta de 16 horas do dia 29/08, justificando, assim, o aviso vermelho criado, em cuja informação encontram-se maiores detalhes (http://alert-as.inmet.gov.br/cv/emergencia/cap/5603). Lembrando que este registro em Goiânia, é o segundo índice mais baixo nos últimos seis anos, quando em 05/11/2011, a umidade do ar chegou em 07%.

Hoje, dia 30/08, este cenário irá se repetir, porém, abrangendo uma área maior: leste do Mato Grosso, sul e sudoeste do Tocantins, conforme mostrado no mapa dos avisos (http://alert-as.inmet.gov.br/cv/emergencia/cap/5614).

Tal situação se deve a um bloqueio atmosférico, caracterizado pela atuação de uma massa de ar quente e seco, sobre a região Centro-Oeste.

Durante a estação seca o sol brilha intensamente formando poucas nuvens, consequentemente as chuvas ficam escassas e a umidade sofre uma queda significativa. O último registro de precipitação, em Brasília, ocorreu no dia 22 de maio de 2017.

É comum, neste período prolongado de estiagem, um maior número de ocorrências de queimadas. O tempo seco, temperaturas elevadas e ventos fracos favorecem a formação de redemoinhos de poeira e o aparecimento de névoa seca, o que está sendo observado até mesmo durante o período matutino.


Acompanhe os avisos do INMET diariamente através do nosso portal!
 

:: PROGNÓSTICO CLIMÁTICO DE PRIMAVERA

22/09/2017 - Primavera 2017

:: ESTIAGEM NAS CAPITAIS BRASILEIRAS

26/07/2017 - Seca nas Capitais

BOLETINS INFORMATIVOS