Fechar [X]


Notícias

NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

::  Impactos da Massa Polar

19/07/2017 - Frio Intenso

IMPACTOS DA MASSA POLAR

O começo da segunda quinzena de julho foi marcado pelo avanço de uma intensa massa de ar polar pelo Brasil.
Em consequência, houve queda acentuada da temperatura nas Regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Houve formação de geada em várias localidades das Regiões Sul e Centro-Oeste. O ar frio avançou, inclusive, em parte da Região Norte, configurando o quarto episódio de friagem do ano. As menores temperaturas registradas nestas regiões, nas estações do INMET, foram:


 
 

A massa de ar frio de origem polar já está deslocada para o Oceano Atlântico, mas ainda deixa alguns resquícios pelo país neste final de semana, como baixa umidade relativa do ar no centrossul, nevoeiros no leste das Regiões Sul e Sudeste e temperaturas, ainda baixas, no Sul.
A circulação dos ventos desta massa de ar frio, leva muita umidade para o leste da Região Nordeste, especialmente nos estados de Pernambuco e de Alagoas, favorecendo a condição para chuva no leste destes Estados.
Por outro lado, a massa de ar seco no centrossul do país, começa a ganhar força e pode provocar picos de umidade abaixo de 20%, especialmente em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, noroeste de Minas Gerais, oeste de São Paulo, oeste da Bahia, sul e centro do Tocantins, sul do Pará, sudeste do Amazonas e no leste e nordeste de Rondônia.

Maiores informações visite a opção "Tempo" e "Clima".