Notícias

NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

::  INMET recebe dados por meio do satélite GOES-16

05/05/2017 - Satélite

INMET RECEBE DADOS POR MEIO DO SATÉLITE GOES-16

No dia 4 de maio, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), passou a receber dados de imagens processadas por meio do satélite GOES-16 (GOES-R). O satélite meteorológico é considerado o mais poderoso do mundo, foi lançado pelos Estados Unidos em novembro de 2016. O equipamento apresenta capacidade avançada de observação para atender a diversas áreas de aplicação ambiental, como qualidade do ar e visibilidade, clima, formação de nuvens, incêndios, furacões, cobertura de superfície, raios, nevoeiros, ambientes costeiros e marinhos, precipitações e inundações, tempestades severas e tornados, clima espacial e vulcões.


No Inmet, os dados do GOES-16 estão sendo recebidos de forma preliminar, através do sistema GeonetCast/NOAA e da Organização Meteorológica Mundial (OMM). No entanto, apenas alguns produtos do GOES-16 estão sendo transmitidos por esse sistema devido as limitações do tráfego de dados no mesmo. O sistema GeonetCast/NOAA é uma ferramenta secundária para a recepção de dados, exigindo a atualização dos nossos sistemas de aquisição e processamento para recepção direta dos dados do GOES-16.


Visando desenvolver e processar produtos com base nos mais modernos satélites, o Inmet adequa-se ao mesmo nível de desenvolvimento dos institutos da área de ciência e tecnologia.
 

 

:: PROGNÓSTICO CLIMÁTICO DO OUTONO

03/05/2017 - Outono 2017

:: Chuvas no DF em abril de 2017

02/05/2017 - Clima

:: Primeira onda de frio de 2017

26/04/2017 - Tempo

BOLETINS INFORMATIVOS