MAPEAMENTO E MONITORAMENTO DE PASTAGENS NO ESTADO DO PARÁ INSTRUÇÕES DE USO DO MATERIAL DISPONIBILIZADO
Com o objetivo de demonstrar plena transparência à questão de ocupação de terras para pastagens em áreas da região Norte, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) determinou a criação de um programa para avaliação da situação atual e acompanhamento periódico da ocupação pela pecuária. A implantação deste Programa de Monitoramento de Pastagem iniciou-se no 2º semestre de 2009 sob a responsabilidade do Laboratório de Análise e Tratamento de Imagens de Satélites (LATIS*), que conta com recursos humanos e materiais da Conab, do INMET e do MAPA. Além disto, a Agência de Defesa Agropecuária do Pará, a Embrapa Cerrados e a Embrapa Amazônia Oriental colaboraram na realização dos trabalhos.
A execução do Programa é realizada com base em um cronograma permanente. No 1º semestre de cada ano é realizado mapeamento em municípios ainda não cobertos pelo Programa. No 2º semestre é realizado monitoramento de todos municípios já mapeados a fim de identificar e quantificar as áreas de avanço da agropecuária do ano anterior para o ano atual.
A fim de facilitar a visualização e localização das áreas mapeadas, os mapas produzidos foram gerados em formato compatível com o Google Earth (.KML). Para abrir este tipo de arquivo, é necessário instalar previamente o Google Earth. Este sistema é gratuito e pode ser baixado pelo site: http://www.google.com/earth. Depois de instalado o Google, é muito simples visualizar os mapas, basta dar dois cliques sobre o nome do arquivo que o sistema abre automaticamente. Todos os arquivos estão disponíveis abaixo. Ao se clicar sobre os elementos do mapa visualizado no Google, são mostrados os dados pertinentes aos mesmos. Sugere-se abrir os mapas na ordem em que estão relacionados abaixo. Pode-se abrir vários mapas simultaneamente, porém é conveniente visualizar um município por vez para não sobrecarregar o Google.
ARQUIVOS GERAIS
Relatório do monitoramento de 2010 (formato pdf)
Nome do arquivo: RelatorioMonitoramentoAgropecuariaPara2010.pdf
Relatório do monitoramento em 2011 (formato pdf)
Nome do arquivo: RelatorioMonitoramentoAgropecuariaParaRef2011.pdf
Relatório do mapeamento em 2011 (formato pdf)
Nome do arquivo: RelatorioMapeamentoAgropecuariaParaRef2010.pdf
Mapa geral dos municípios monitorados (formato GoogleEarth)
Nome do arquivo: DadosGeraisMunicipiosMonitorados.kml
Clicando sobre este mapa, após ser aberto no Google, são mostrados, para cada município, os seguintes dados:
Mapa geral dos municípios mapeados (formato GoogleEarth)
Nome do arquivo: DadosGeraisMunicipiosMapeados.kml
Clicando sobre este mapa aberto no Google são mostrados, para cada município, os seguintes dados:
Nota: Dados de área em hectares.

DOWNLOAD DOS ARQUIVOS GERAIS

Arquivos:
ARQUIVOS POR MUNICÍPIO
Mapa das áreas de agropecuária (formato GoogleEarth)
Nome do arquivo: Agropecuaria_[NomeMunicipio]_Ate[ano].kml
Neste mapa são mostrados todos os polígonos das áreas ocupadas pela agropecuária até o ano de referência.
Ao se clicar sobre este mapa são mostrados os seguintes dados:
Mapa das áreas onde houve avanço da agropecuária (formato GoogleEarth)
Nome do arquivo: AvancoAgropec_[NomeMunicipio]_Em[ano].kml
Neste mapa são mostrados todos os polígonos das áreas onde foram identificadas novas ocupações de agropecuária do ano anterior para o ano atual. Os municípios mapeados no 1º semestre de cada ano só terão estes arquivos no final do mesmo ano, quando será concluído o monitoramento dos avanços de pastagens.
Ao se clicar sobre os polígonos deste mapa são mostrados os seguintes dados:
Mapas dos pontos georreferenciados pela ADEPARA, nas propriedades rurais, que estejam localizadas a 500m, a 1.000m e a 2.000m das áreas de avanço de agropecuária em 2010 (formato GoogleEarth).
Foram gerados mapas somente para os 11 municípios onde a ADEPARA realizou o georreferenciamento de propriedades até o monitoramento realizado pelo LATIS em 2010.
Nome dos arquivos:
Os pontos nestes mapas são representados por símbolos em formato de pequenos balões rotulados com as letras A, B e C para as distâncias de 500m, 1.000m e 2.000m, respectivamente. Clicando sobre os pontos destes mapas, são mostrados os seguintes dados:
Tabela dos dados dos polígonos das áreas de avanço de agropecuária (formato Excel)
Nome do arquivo: AvancoAgropec_[NomeDoMunicipio]_Em[ano].xls

DOWNLOAD DOS ARQUIVOS POR MUNICÍPIO

Município:
Nota: É importante lembrar que, como as imagens do Google são relativamente antigas, elas não mostram a situação atual da cobertura vegetal. Assim, em muitas áreas, elas não correspondem à realidade atual dos mapas, visto que estes foram produzidos com imagens atuais.
* Eixo Monumental, Via S1 - Sudoeste
Campus do INMET, Edifício Sampaio Ferraz
70630-900 - Brasília - DF Tel: (061) 2102-4880