Previsão Climática

Prognóstico Climático Trimestral
Mensalmente, a partir de fevereiro de 2004, o INMET participa de uma Reunião de Prognóstico Climático, em conjunto com o CPTEC/INPE, da qual participam, também, representantes dos Centros Estaduais de Meteorologia e Recursos Hídricos e da academia. São discussões realizadas por teleconferência, ao final das quais se decide por um prognóstico de consenso para o comportamento da precipitação acumulada e da temperatura média ao longo dos próximos três meses. Os prognósticos de precipitação são probabilísticos, expressando, para cada ponto do território nacional, a probabilidade (subjetiva) de que a precipitação acumulada no período em análise venha a se situar em cada um dos três tercis da Distribuição de Probabilidade Climatológica da precipitação acumulada correspondente ao trimestre em questão e à localidade de interesse: o tercil médio (precipitação normal), o tercil superior (precipitação acima da média histórica) e o tercil inferior (precipitação abaixo da média histórica). Os resultados da Reunião de Prognóstico Climático são sintetizados em dois boletins: o Boletim Progclima, mais condensado, e o Boletim Infoclima, ambos disponíveis na página do INMET. Selecionando o mês e ano correspondentes à reunião de prognóstico, a partir de janeiro de 2004, o usuário obtém uma cópia em PDF do ProgClima. Neste documento há um link para “maiores informações”, que remete ao boletim Infoclima, produzido pelo CPTEC/INPE. Entre janeiro de 2001 e dezembro de 2003, mensalmente o INMET produziu, internamente, boletins com previsões determinísticas para o trimestre seguinte, resultantes de um processo de discussão envolvendo meteorologistas da Sede e dos Distritos Meteorológicos do Instituto. Estes relatórios acham-se, também, disponíveis na página. Há ainda, exemplares de um boletim de prognóstico que era produzido pelo INMET, anteriormente a janeiro de 2001, para cada estação do ano (primavera, verão, outono e inverno).

Boletim Climático para o Rio Grande do Sul
O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet), da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas e o 8º Distrito Meteorológico do INMET (Rio Grande do Sul), produzem um prognóstico climático determinístico de precipitação e temperaturas mínima e máxima, para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Estes prognósticos empregam modelos estatísticos de previsão climática desenvolvidos por pesquisadores do CPPMet e são feitos, mensalmente, para cada um dos três meses subseqüentes. São divulgados por meio de um Boletim Climático, desde outubro de 2005.

Foro Climático do Mercosul
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) promove periodicamente um Fórum Regional de Perspectiva Climática para o Sudeste da América do Sul, com a finalidade de prover aos países do cone sul uma previsão climática capaz de oferecer aos usuários apoio em suas decisões. Participam regularmente desses fóruns o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN), o Instituto Nacional de Meteorologia-INMET (Brasil); a Direção Nacional de Meteorologia-DNM (Uruguai), a Direção Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Paraguay- DMH-DINAC (Paraguay), o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos-CPTEC/INPE (Brasil) e o International Research Institute on Climate and Society – IRI (Universidade de Columbia, E.U.A.). O resultado de cada fórum é consolidado em um boletim, disponível para download, em PDF, pelo usuário interessado.

IRI
As previsões climáticas produzidas e divulgadas pelo International Research Insitute on Climate and Society (IRI), da Universidade de Columbia, NY, EUA, que lançam mão de diversos modelos climáticos das mais conceituadas instituições do mundo, são uma importante referência também para os Prognósticos de Consenso entre o INMET e o CPETEC/INPE. O link disponibilizado pelo INMET leva o usuário diretamente à página que dá acesso a todas as previsões disponibilizadas pelo IRI.